RSS

01 junho, 2011

Por que Arquitetura?

Quando iniciou o curso, logo de cara, foi a primeira coisa que escutamos. Eu fiquei me perguntando isso, e apesar de uma questão simples, eu sinceramente não achava uma boa maneira de responde-la, e bom, já se passaram um ano e meio e eu ainda me faço essa pergunta...


E talvez eu tenha achado uma resposta...


O fato é que tem coisas que não há respostas exatas, elas simplesmente são. Como você poderia responder "Por que vive?" ou "Por que ama?", "Por que você sente?"; você vive simplesmente porque vive, alguém em algum lugar nesse "pequeno" mundo quis assim e você simplesmente respira e tenta fazer valer a pena, e você ama/sente porque sim, ninguém consegue dizer para os sentimentos "olha, hoje não quero amar, hoje não quero sentir ok?!".


Uma pessoa quando finalmente se matricula no curso de Arquitetura e vai até o fim, um dia descobre que: não foi você quem escolheu essa profissão, e sim a Arquitetura o escolheu. A Arquitetura me escolheu, e fugir dela é estupidez demais. Quero arquitetar para que um dia, algum ser, sente sob essa determinada obra e se sinta bem, sinta que aquele elemento arquitetônico foi projetado para ele simplesmente sentir-se que aquele é o melhor lugar em que ele poderia estar. Quantas vezes você já se sentiu assim, quantas vezes já se pegou a pensar, "Poxa, esse é um lugar perfeito, não há lugar no mundo em que eu queira estar a não ser este" e ai você vai colecionando melhores lugares no mundo em sua vida, o melhor lugar em seu restaurantes preferido, o melhor lugar em sua sala de aula, em sua faculdade, o melhor lugar para ler, o melhor lugar em sua casa, em uma viagem, enfim... É por isso que a Arquitetura me escolheu, para que um dia eu saiba que alguém adicionou a minha obra em sua lista de melhores lugares no mundo.

0 comentários: